Preocupada com o bem-estar e o tratamento adequado a pacientes insulino-dependentes, a Secretaria de Saúde efetuou a compra, via processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, de 5 mil novos glicosímetros, aparelhos utilizados para monitorar os níveis de glicemia de pacientes com diabetes, e 1 milhão de unidades de tiras. A vencedora do pregão, válido por um ano, foi a empresa Diabéticos Eireli EPP, de Ribeirão Preto, que fornecerá novos glicosímetros da marca GrucoLeader. O investimento foi de R$ 339 mil.
A medida atende determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por meio da resolução número 3.161, de 16 de novembro de 2018, que cancelou os registros de 17 modelos de aparelhos de glicemia por falta da documentação que indica precisão (Norma ISSO 15197/2013), entre eles o modelo do glicosímetro disponibilizado aos munícipes portadores de diabetes mellitus.
A entrega dos aparelhos teve início em abril, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os pacientes, de acordo com a região em que vivem e possuem histórico de atendimento, puderam retirar os modelos e fitas, apresentando a receita médica e o documento de identidade.
Antes disso, os farmacêuticos de cada unidade receberam um treinamento da própria empresa vencedora do pregão, resultando em um trabalho de orientação e capacitação aos pacientes, de olho em dicas para o manuseio dos glicosímetros e medidas que colaborem para o controle da diabetes.
Software
Os aparelhos contam com um software que permite aos profissionais da Secretaria de Saúde monitorar toda a parte assistencial dos pacientes, identificando o horário da coleta do sangue, resultado da glicemia, características dentro do tratamento, a quantidade de tiras utilizadas e todo o perfil glicêmico dos atendidos.
Após a medição as informações são transferidas para um sistema controlado via site pelos técnicos de saúde, com as informações dos últimos 90 dias de medição.
O município já conta com o chamado Programa de Fornecimento de Insumos para Monitoramento de Glicemia Capilar, procedimento operacional padrão para tratamento e monitoramento da doença. No protocolo, a pasta municipal trabalha com o uso, em média, de 150 tiras ao mês para cada paciente.
ISO
A Norma ISO 15197/2013 especifica os requisitos fundamentais para o sistema de monitoramento de glicemia, responsável por medir as concentrações de glicose no sangue capilar. Essa norma determina que 95% dos testes de glicemia realizados nos glicosímetros vendidos no Brasil não podem apresentar variação glicêmica maior do que 15% quando comparados aos testes realizados em laboratórios.
A medição correta no uso dos aparelhos é necessária, uma vez que os erros na leitura dos níveis de açúcar no sangue podem gerar problemas de saúde e acarretar decisões equivocadas sobre alimentação e uso da insulina para aqueles pacientes que fazem uso do hormônio em sua forma sintética, entre outras.
Fotos: divulgação