A secretaria de Segurança Pública realizou um balanço sobre as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal e Brigada de Bombeiros em 2019. Os dados, levantados pelo setor de inteligência da equipe, mostram melhora nos índices gerais e redução da violência.
Com investimentos realizados pelo município, como o sistema de videomonitoramento Muralha Digital, aquisição de drone, troca de fardas, compartilhamento de dados com municípios da região e novos equipamentos, Mogi Mirim fortaleceu seus serviços de segurança pública.
Bombeiros
Os bombeiros atenderam a 3708 ocorrências no ano (aproximadamente 10 por dia), de circunstâncias e características variadas. Prestaram auxílio a acidentes de trânsito, domésticos e elétricos, assistiram pessoas vítimas de ataques de insetos, apreenderam animais, realizaram buscas em rios e lagos, contiveram incêndios, interditaram imóveis, entre outros.
Em Mogi Mirim, os brigadistas que operam as atividades podem ser acionados pela população através do telefone geral 193, ou pelo telefone particular (19) 3862-9474.
Guarda Municipal
A Guarda Civil Municipal, por sua vez, atendeu a 1856 ocorrências (aproximadamente 5 por dia). Alinhada a serviços de tecnologia e atuando com inteligência tática, a GCM protegeu a população autuando em casos de tráfico, evitando homicídios, vistoriando imóveis suspeitos e irregulares, recuperando veículos roubados, monitorando as vias públicas, prestando auxílio em grandes eventos e muito mais.
Em 2019, os índices de roubo, por exemplo, regrediram em comparação a 2018: foram 35 ante 45. Os índices de furto, por sua vez, tiveram redução ao longo do ano passado: de janeiro a dezembro de 2019, houve redução de mais de 80% nos casos, saindo de 14 para 3.
A GCM efetuou 111 prisões e fez 93 autuações de tráfico de entorpecentes, reforçando o serviço de fiscalização que visa a reduzir a criminalidade.