A Secretaria de Cultura e Turismo realiza, no próximo dia 15, um domingo, a 1ª edição do “Viola no Teatro”. O evento, que integra o calendário alusivo aos 250 anos de Mogi Mirim, comemorado no dia 22 de outubro, será todo dedicado ao sertanejo raiz e trará para o município duplas tradicionais do estilo musical. Mais uma vez o Teatro de Arena, localizado no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, recebe o evento cultural, gratuito e aberto para toda a população.
A Orquestra Mogimiriana de Viola Caipira abre a festa, a partir das 11h. Na sequência passarão pelo Teatro de Arena o cantor Pedro Violeiro, os Irmãos Maroni, com direito a uma apresentação de Catira, Pedro e Pedrinho, no caso, pai e filho, do município de Piracicaba, a violeira Mayara Góis, natural de Amparo, Craveiro e Cravinho, Mogiano e Mogianinho e Mococa e Paraíso. A dupla encerra a programação sertaneja por volta de 19h30.
Ao longo de todo o dia uma farta praça de alimentação e Feira de Artesanato estarão à disposição do público. A Secretaria de Cultura estuda organizar um palco temático, fazendo jus ao tema principal. Além das apresentações, figuras mogimirianas com forte ligação ao estilo raiz serão homenageadas, caso de Mogiano e Mogiano, Compadre Jaçanã, entre outros.
Inspiração
Secretário de Cultura e Turismo, Marcos Antonio Dias dos Santos, o Marquinhos, conta que a inspiração para o nome do evento tem ligação com a emblemática dupla sertaneja Tonico e Tinoco, detentora de uma canção com a mesma nomenclatura.
“Eles lançaram essa canção no início da década de 80 e queriam alugar o Teatro Municipal de São Paulo para fazer um espetáculo. Na ocasião, os diretores não queriam, estavam resistentes, mas com muito custo conseguiram em uma sexta-feira, após às 21h. Segundo relatos do Tinoco, a apresentação começou depois das 22h, com ingressos a preços normais e a capacidade total da casa. Tinham 1,7 mil pessoas e mais de 1 mil para fora. Baseado nisso e como é no Teatro de Arena, batizamos como Viola no Teatro”, explicou.
A intenção, nas palavras do secretário, é ampliar o leque musical em Mogi, que conta com festas temáticas voltadas ao Samba, mensalmente, e eventos pontuais, como o Dia do Rock. “Será um dia dedicado ao amante do sertanejo raiz, sentíamos a necessidade disso. Mogi Mirim tem um grupo grande que gosta deste estilo, o termômetro é a oficina de Viola Caipira no Centro Cultural, com mais de 40 alunos, fora centenas de pessoas pela cidade. Faremos um domingo especial, com muita música boa”, prometeu.
As atrações
Orquestra Mogimiriana de Viola Caipira
Pedro Violeiro
Irmãos Maroni (Catira)
Pedro e Pedrinho
Mayara Góis
Craveiro e Cravinho
Mogiano e Mogianinho
Mococa e Paraíso
Local
Teatro de Arena, a partir das 10h
OBS: o primeiro show tem início previsto para às 11h
Entrada
Gratuita