O planejamento voltado para a melhoria estrutural de espaços da rede pública de saúde segue colocado em prática pela Secretaria de Saúde. A Pasta finalizou, recentemente, um trabalho voltado para a manutenção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros de atendimento à população. As melhorias contemplam a instalação de novos equipamentos e reforma de ambientes. O objetivo é melhorar as condições de trabalho e oferecer acolhimento a profissionais e pacientes.
Os serviços foram executados em todas as UBSs e demais unidades de saúde, como o Centro de Especialidades Médicas (CEM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD e Infanto Juvenil (ij) “Convivência, Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), Núcleo de Educação Permanente, Humanização e Comunicação em Saúde (NEPH), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Setor de Transporte e Santa Casa.
A Pasta também efetuou a compra e distribuiu equipamentos nas unidades de saúde, como macas, oxímetros, armários, mesas ginecológicas, geladeiras, micro-ondas, carrinhos de limpeza e de emergência, mesas, cadeiras, e demais materiais.
“Os serviços variam desde o conserto de uma persiana até a reforma de ambiente que precise. Em alguns deles, houve a troca do telhado, como o CEM e o Piteiras (UBS) e a reforma da unidade toda, como o CCZ. Dentro desse trabalho realizado pela equipe de manutenção, também foi feita a entrega de novos equipamentos adquiridos para a Atenção Básica”, informou o gerente da Secretaria de Saúde, Leonardo Ferreira da Cunha.
Na atual gestão, comandada pelo secretário Ederaldo Moreno, uma equipe composta por nove colaboradores atua na manutenção das unidades e demais espaços públicos. “Identificamos a necessidade de um setor específico para realizar manutenções preventivas e corretivas dentro da estrutura da Secretaria de Saúde”, completou Leonardo.