Segurança Pública  / Notícia

Muralha Digital. O mais novo projeto na área de segurança pública será apresentado na quinta-feira (23) em evento na Secretaria de Segurança Pública, às 16h, quando o prefeito Carlos Nelson Bueno assinará a ordem de serviço.

A iniciativa prevê o monitoramento inteligente através da instalação de 20 equipamentos de alta definição em oito pontos distribuídos por todo o município, o que permitirá até mesmo a identificação de placa dos veículos.

“A ‘Muralha Digital’ permitirá o uso de tecnologia na identificação de automóveis através das placas atuando no cruzamento de informações para a redução dos índices criminais”, destacou o secretário da Pasta, José Luiz da Silva.

O monitoramento tem por meta o combate a esses índices, principalmente os que envolvem o roubo e o furto de veículos, além de agilizar o trabalho da GCM (Guarda Civil Municipal) no atendimento às ocorrências. Os equipamentos serão obtidos por locação mediante processo licitatório.

A central de monitoramento será instalada na sede da Pasta, local para a instalação do software a ser utilizado pelo “Sistema Detecta”. O sistema fará com que a cidade passe a fazer parte de um conjunto de municípios para a troca de informações de inteligência e integrar um grande banco de dados regional de combate ao crime. Em março, o secretário de Segurança Pública, José Luiz da Silva e o procurador da Pasta, Ramon Alonço foram recepcionados pelo secretário de Estado de Segurança Pública, gen. João Camilo Pires de Santos, em São Paulo.

Na ocasião foi discutido investimento para os serviços de segurança no município, como a contratação de novos policiais civis, além de tratar sobre o programa “Sistema Detecta”. O convênio permite acesso aos bancos de dados das polícias paulistas através de estrutura composta por 3.944 câmeras em mais de 1,5 mil pontos.