A quarta rodada da categoria Aspirante da Copa de Futebol Rural 2022 marcou a classificação de três equipes para a semifinal e teve como destaque um eletrizante empate de oito gols.
No Campo do Pombal, o time da casa empatou em 4 a 4 com o Martim Francisco. Logo aos 5 minutos, Mateus Santos abriu o placar para o Pombal e, seis minutos depois, Wellington empatou para o Martim. Aos 23, Mateus desempatou o jogo e, no minuto seguinte, Breu fez 3 a 1.
Guilherme Marreira, aos 36, descontou, mas, Breu, aos 18 da etapa final, voltou a ampliar a vantagem do Pombal. O resultado eliminava o Martim, que foi buscar o empate. Aos 24, Alan Portela descontou e, aos 34, Carlos Alexandre deixou tudo igual.
Em confronto direto pela classificação, a Aparecidinha venceu o Jardim Soares por 1 a 0. A partida ocorreu na Aparecidinha e o gol foi anotado por Gabriel Frezatto, aos 13 da etapa inicial. Já na Piteiras, o time da casa fez 2 a 0 sobre a Fazenda Esmeralda. Aos 2 minutos, Claudinei abriu o placar para a Piteiras, que ampliou aos 3 do segundo tempo, com Adilson.
Briga pela vaga
Com os resultados, Piteiras, Aparecidinha e Esmeralda garantiram a classificação para a semifinal da categoria. Na última rodada da primeira fase, a Piteiras, líder, com 10 pontos, defenderá a posição diante da Aparecidinha, fora de casa. Com três pontos a menos, a vice-líder só assumirá a ponta em caso de vitória, já que os times empatariam em pontos e a Aparecidinha ultrapassaria nos critérios de desempate (confronto direto).
Já a Esmeralda, mesmo em quarto lugar e, hoje, abaixo do Jardim Soares/GVH por ter sofrido mais gols (6 a 8), está classificada devido aos confrontos da última rodada. É que Soares e Martim, os outros candidatos à vaga, se enfrentam no Distrito. Soares e Esmeralda têm seis pontos cada. Já o Martim tem três pontos. Mais do que isso. O Martim não venceu e Soares e Esmeralda têm duas vitórias cada.
Ou seja, caso os três times empatem em pontos, Soares e Esmeralda avançam. Como a Esmeralda também se classifica com empate ou vitória diante do Pombal, o time já beliscou uma das vagas e apenas uma está em aberto. E será decidida no citado confronto direto.
Ao explicar sobre a situação da Esmeralda já lançamos spoiler a respeito do Martim x Soares do dia 24 de abril. Ao Soares o cenário para se classificar é simples: basta empatar ou vencer. Ou seja, ao Martim, só a vitória interessa. Ainda assim, mesmo com triunfo do Martim, um detalhe é vital. O Martim só se classifica caso vença o duelo com o Soares e a Esmeralda pontue diante do Pombal.
É que, neste cenário, a Esmeralda pula para 7 ou 9 pontos e Martim e Soares ficam empatados com seis. Aí, pelo confronto direto, avança o Martim. Porém, se vencer o Soares e a Esmeralda perder para o Pombal, os três times ficam com seis pontos, confronto direto não entra mais como critério de desempate e aí o número de vitórias decidirá a vaga, o que eliminaria o Martim.