Esporte, Juventude e Lazer  / Notícia

Em uma ação inédita com a Stock Car, os pilotos Max Wilson, Ricardo Maurício e Daniel Serra estiveram no município em evento organizado pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel).

Desde as 8h00 desta terça-feira (20), o carro utilizado pelo trio ficou exposto para a população na Praça Rui Barbosa, na região central. Pessoas de diferentes faixas etárias aproveitaram a oportunidade para registrarem o momento.

A partir das 10h00, eles participaram de encontro no Centro Cultural Prof. “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”. No local, alunos de escolas municipais, estaduais, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Projeto Maguila e autoridades puderam participar de uma “roda viva” com os pilotos.

Fizeram questão de, em primeiro lugar, “agradecer pela recepção, pelo carinho, pelo convite e chamaram a população para comparecerem na etapa Stock Car, no circuito Velo Città, em Mogi Guaçu. A corrida será realizada em 6 de agosto.

No bate-papo, os alunos receberam conselhos. “Para alcançar os objetivos, os sonhos é necessário que estudem, sigam a orientação dos professores e, principalmente, não desperdicem as oportunidades”.

Questionados sobre a emoção sentida ao realizarem ultrapassagens ou a conquista de títulos, eles enfatizaram a coletividade. “A emoção é muito grande, mas é uma emoção que descrevemos em equipe. Quando há uma vitória é a emoção do piloto, dos mecânicos, enfim, é a emoção multiplicada por todos eles, por cada um dos integrantes da equipe”.

Explicaram também que há a necessidade de preparação física intensa. “Temos um trabalho de condicionamento, como por exemplo, corridas por aproximadamente 40 minutos, musculação”, indicaram. “Pois quando estamos dentro do carro nós devemos suportar a temperatura que fica entre 45 a 50 graus”.

Também argumentaram que no decorrer dos anos o automobilismo em geral está buscando mecanismos que garantam mais segurança. “Mesmo que haja o aperfeiçoamento para os carros serem mais rápidos, temos que a principal meta deva ser a segurança e não apenas dos carros, mas nos autódromos e também para os mecânicos”, ressaltaram.

Foram indagados também sobre o espaço feminino nas competições. A impressão, relataram, é que o automobilismo demonstra ser um espaço masculino, “mas sabemos que a cada dia cresce nas categorias de base, como o kart, o número de meninas, embora na Stock Car, por enquanto, esteja apenas Bia Figueiredo”.

Em relação ao investimento na carreira salientaram que inicialmente tudo provêm da família e amigos. “Conforme você for avançando, depois você vai conseguindo visibilidade e com isso a possibilidade de angariar recursos através de patrocinadores”.

Em muitos momentos, os pilotos foram aplaudidos em decorrência da simplicidade e humildade. O secretário da Pasta, Marcos Antonio Dias dos Santos, o Marquinhos fez questão de ressaltar essas características.

Aspirante

Quase no final da apresentação, Vinícius, mogimiriano de 5 anos, ficou entusiasmado com a presença dos pilotos. Ele resolveu participar com perguntas, mas, quem o entrevistou foram os pilotos. Nas respostas monossilábicas (sim) demonstrou gostar muito de corrida.

No ato, o piloto Ricardo Maurício o convidou para ingressar na escola de pilotagem Senninha, em São Paulo. A decisão agora está com os pais da criança.

Concurso

Alunos da rede pública de ensino, do 5º ao 9º ano, poderão participar da campanha “Realizando sonhos através do Esporte”. Os inscritos deverão realizar desenhos.

A partir de 11 de julho haverá no Centro Cultural a exposição artística. Os dez alunos selecionados receberão como prêmio um par de ingressos para assistirem a competição no autódromo Velo Città em 6 de agosto, além de um boné e uma camiseta da equipe.