“Água à Vista”. A peça encena a caótica situação vivida pela humanidade em decorrência de uma crise pela falta de água levou a dezenas de alunos das escolas municipais à necessidade de preservação da água para a sobrevivência das espécies.
Apresentado nesta quarta-feira (28), a atividade extraclasse marca o encerramento da semana educativa “A Resposta está na Natureza” em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A programação foi destinada aos estudantes mais de 20 EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica).
Para participarem da apresentação realizada pela Companhia de Teatro “Parafernália”, as crianças compareceram no Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga de Amoedo Campos” em área verde próxima ao lago que já fornece estrutura coberta com palco. O espaço ambiental é apropriado para a conscientização sobre o uso racional dos recursos naturais, dentre os quais, a água.
Na ocasião, os alunos estavam acompanhados pela secretária de Educação, Flávia Rossi e de do Meio Ambiente, Ivair Biazotto, além dos professores. “A aprendizagem quanto aos cuidados necessários para a preservação da água é fundamental para o equilíbrio de nosso ecossistema e, fundamentalmente, essa conscientização passa pelo processo de aprendizagem e ensino”, destacou a secretária de Educação, Flávia Rossi.
No evento inaugural, realizado na quinta-feira (22), além das EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica), os alunos do Projeto SER também participaram da palestra “A fauna e a renovação da água”, ministrada pela analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Márcia Gonçalves Rodrigues, de atividades interativas com o Corpo de Bombeiros e visitas a exposição sobre o tratamento de água e esgoto organizada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).