Saúde  / Notícia

Dentro das atividades do Julho Amarelo, mês dedicado ao combate às hepatites virais, a Vigilância em Saúde realizou ontem (11) testes rápidos na Feira Noturna. Foram feitos 30 testes e todos deram negativos para a enfermidade. No próximo dia 28, das 7h30 às 11h30, agentes de saúde também estarão na Feira do Produtor para a realização dos exames. Durante esse mês, a Secretaria coloca à disposição profissionais de saúde para ministrar palestras de prevenção para indústria, comércio e instituições de ensino.

Em 2018 já foram notificados junto à Secretaria de Saúde 25 casos de hepatites virais: 3 casos de hepatite A; 2 casos de hepatite B e 20 casos de hepatite C. O Dia Mundial de Combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho e promove uma maior conscientização, reduzindo, assim, o aumento no número de pessoas infectadas. Para identificar e tratar os casos com mais agilidade, está programada a intensificação de teste rápido para detectar vírus da hepatite B e C em todas as Unidades de Saúde no período de 23 a 27 de julho, das 13 às 15 horas.

Este teste é rápido, torno de 30 minutos, e rotineiramente é realizado nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Neste período, contudo, será intensificada a quantidade de exames a serem realizados.

Fotos: divulgação