Os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos pelo sistema odontológico na rede pública municipal passarão a contar com a disponibilidade de mais um serviço na área. A Secretaria de Saúde começa a oferecer o tratamento dentário através de prótese parcial removível, popularmente conhecida como “ponte móvel”.
O tratamento reabilitador oral, anteriormente, era concedido somente através das próteses totais, ou seja, por dentaduras. “A ação é inovadora, pois o atendimento também será destinado aos munícipes com dentição parcial, isto é, que perderam apenas alguns dentes”, destacou a secretária da Pasta, Rosa Iamarino.
O atendimento denominada reabilitação oral com próteses parciais removíveis será realizado no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), localizado no CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Protocolo
Para o recebimento da nova reabilitação oral de acordo com os trâmites estabelecidos pelo SUS, a Secretaria de Saúde tem de seguir um protocolo de atendimento. Há a necessidade de o interessado ter finalizado o tratamento odontológico na UBS (Unidade Básica de Saúde) para, na sequência, obter o encaminhamento do cirurgião dentista.
A documentação será enviada ao CEO, órgão responsável pela convocação do usuário SUS para início da reabilitação.
“Com esta inovação atenderemos mais uma solicitação dos munícipes, sendo resultado do empenho em busca de melhorias na qualidade de vida da população”, concluiu a secretária.
Foto: divulgação