Saúde  / Notícia

A Secretaria de Saúde realiza, no próximo sábado (30), uma campanha de conscientização sobre o Novembro Azul, voltado para a prevenção do câncer de próstata, e ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), alusiva ao Dezembro Vermelho, que sensibiliza a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra a Aids.

Das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas ao público, que poderá ainda receber a aplicação da vacina contra o sarampo. Neste caso, a ação será voltada para homens e mulheres entre 20 e 29 anos, público-alvo da nova fase de campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde. As duas unidades da Equipe de Saúde da Família (ESFs), responsáveis pelo atendimento na zona rural, não estarão em funcionamento.

Ao longo de todo o dia, homens a partir de 50 anos poderão solicitar o agendamento do exame de PSA, no caso, a coleta de sangue para o rastreamento de possíveis casos, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Homens com 45 anos, desde que tenham histórico de câncer de próstata na família, também estarão autorizados a solicitar o exame.

A Secretaria de Saúde destaca que, na campanha, existem grupos em que não existe a necessidade da realização do exame, caso de homens com idade inferior a 49 anos, sem histórico familiar da doença, pacientes já com acompanhamento por um médico urologista do Serviço Único de Saúde (SUS) ou particular, ou aqueles que tenham realizado o exame nos últimos 60 dias.

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar a atenção para medidas de prevenção e proteção contra a Aids, também ganha espaço no próximo sábado. O público poderá atualizar a carteira de vacina e passar por testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Estão previstas atividades de educação em saúde à comunidade nas UBSs ou em espaços corporativistas, com o tema “Prevenção às Doenças e Promoção para a Saúde do Homem”.

Câncer de Próstata

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para o biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens; isso significa que cerca de 1 em 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

O risco aumenta com o avançar da idade e que no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

Aids – HIV

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. O vírus causador da Aids está presente no sangue, por meio do sêmen, secreção vaginal e leite materno. A infecção pode ser transmitida por meio de sexo sem camisinha; pela mãe, portadora do vírus, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação; compartilhamento de agulha ou seringa com portadores de HIV, e transfusão de sangue com a presença do vírus.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final do ano passado, estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.

Nos últimos quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017.

Fotos: divulgação