Saúde  / Notícia

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 8 de março, mas as ações alusivas à data continuam em Mogi Mirim. No próximo sábado (14), no período da manhã, todas as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas da cidade abrirão em horário especial, das 8h00 às 12h00.

 

Na ocasião, ações de prevenção serão realizadas, oferecendo exames e consultas diversos, como papanicolau, avaliação da carteira de vacinação, solicitação de exame de mamografia e palestras e rodas de conversa.

 

Para o exame de papanicolau, a Secretaria de Saúde alerta que a garantia do resultado correto é alcançada se, nas 48 horas anteriores ao exame, a mulher não tiver relações sexuais nem usar anticoncepcionais locais.

 

A avaliação do estado vacinal detectará quais as vacinas faltantes à paciente e aplicará as vacinas necessárias, inclusive a do sarampo, vírus que voltou a ter casos notificados no país nos últimos anos.

 

Os exames de mamografia serão voltados às mulheres que realizaram o último exame num prazo superior a dois anos (ou seja, março de 2018). O público visado é o de faixa-etária de 50 a 69 anos ou aquele que tenha histórico de câncer de mama na família.

 

Nas rodas de conversa serão discutidos temas referentes à saúde do dia a dia feminino, com as profissionais das unidades abordando questões de prevenção e esclarecendo dúvidas das pacientes.