Educação  / Notícia

Nos últimos dias, a Secretaria de Educação intensificou a orientação às Unidades Escolares (UE) sobre as diretrizes do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo é compreender as dificuldades de adaptação à metodologia, oferecendo o maior apoio possível para que, cada escola da rede municipal, seja capaz de enfrentar este momento ímpar da educação.

“Claro que somos cientes das dificuldades nesta mudança brusca pela qual o ensino do país passou. É por isso que estamos dispostos a dar todo o suporte para os gestores das unidades escolares e os respectivos docentes, pensando, sempre, na oferta das melhores condições para os nossos alunos”, destacou a secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi.

A estrutura atual de aplicação do ensino remoto foi apresentada pela equipe técnica de Tecnologia da Informação da pasta no dia 3 de fevereiro. Os professores de Informática de cada unidade também foram mobilizados para auxiliar neste processo e a data limite para que as UE’s se adequem a estas metodologias é 2 de junho.

A equipe de TI tem percorrido as escolas com dificuldades mais acentuadas de adaptação. E no dia 10 de maio, os gestores das unidades receberam esclarecimentos sobre dúvidas recorrentes.

A obrigatoriedade do uso do WhatsApp Business como ferramenta para a comunicação entre docentes, alunos e familiares dos estudantes, os meios para envio das devolutivas aos alunos, o devido uso do sistema Google Classroom, destinado ao Ciclo II, as maneiras de mobilização das famílias para a utilização das ferramentas propostas e a importância da manutenção das atividades impressas foram os assuntos destacados.

Neste último caso, a Seduc enfatiza que as atividades impressas são imprescindíveis àquelas famílias que não têm acesso à internet, não possuem equipamentos para realizar as atividades online ou que não assimilaram os meios de acessar as propostas. “É preciso sensibilidade da equipe gestora para analisar cada caso”, enfatiza a secretária.

Neste sistema de Ensino Remoto Emergencial há duas diretrizes. Uma empregada na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e outra no Ensino Fundamental II. Confira abaixo como funciona o processo aplicado na rede municipal mogimiriana.

 

SISTEMA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE MOGI MIRIM

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

WhatsApp Business

Instalado com o número do telefone fixo da Unidade Escolar, em um celular único e gerenciado pelos membros da equipe diretiva. Foram criados grupos, por salas, com o objetivo de enviar recados gerais e manter a comunicação com as famílias. Os professores não devem permanecer nos grupos em cumprimento à Lei 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na descrição de cada grupo, as famílias têm acesso aos links onde são postadas as atividades e realizadas as devolutivas.

Google Meet

Os professores realizam Plantões Online por salas, grupos específicos ou individualmente, de acordo com a organização de cada Unidade, de forma escalonada, para esclarecimento de dúvidas e manutenção do vínculo do aluno com o professor e com os colegas.

Google Forms

Com acesso através de um link (postado na descrição do WhatsApp Business), os familiares e/ou alunos utilizam o formulário para a postagem das atividades realizadas.

 

Ensino Fundamental II

WhatsApp Business

Instalado com o número do telefone fixo da Unidade Escolar, em um celular único e gerenciado por um membro da equipe diretiva. Foram criados grupos, por salas, com o objetivo de enviar recados gerais e manter a comunicação com as famílias. Os professores não devem permanecer nos grupos em cumprimento à Lei 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na descrição de cada grupo, as famílias têm acesso ao ClassRoom onde são postadas as atividades e realizadas as devolutivas.

Google Meet

Os professores realizam Plantões Online por salas, grupos específicos ou individualmente, de acordo com a organização de cada Unidade, de forma escalonada, para esclarecimento de dúvidas e manutenção do vínculo do aluno com o professor e com os colegas.

Google Sala de Aula (Classroom)

Os professores postam suas propostas na Sala de Aula virtual e os alunos, utilizando o e-mail institucional, podem postar suas atividades e receber as devolutivas dos professores.