Saúde  / Notícia

Melhorias para a saúde pública de Mogi Mirim. A Secretaria de Saúde, efetuou a aquisição de um novo Raio-X para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Zona Leste. O aparelho, no valor de R$ 154 mil, foi adquirido via processo de licitação junto à empresa Konica Minolta Healthcare do Brasil Indústria e Equipamentos Médicos, com sede na cidade de Nova Lima-MG. O novo Raio-X é digital, capaz de fornecer uma melhor imagem e melhorar a qualidade do diagnóstico do paciente. O aparelho entra em funcionamento até o final do mês.

Para que opere de maneira eficaz, a Secretaria de Saúde vem promovendo uma série de adequações em uma sala da UPA, exclusiva para a operação do Raio-X. No local, a Pasta realiza o nivelamento do piso, antiderrapante, evitando acidentes, adaptado para suportar o peso da máquina e o fluxo de pessoas. Um cômodo na sala, que recebeu nova pintura e adequação de um lavabo, funcionará como vestiário para funcionários e pacientes. Uma porta específica para comportar o manuseio da máquina também será instalada, evitando o vazamento da radiação e protegendo os demais ambientes da unidade de saúde.

“A população de Mogi Mirim poderá contar com uma melhor qualidade no atendimento da UPA referente aos casos que necessitem de Raio-X. Esse aparelho permite a digitalização da imagem através de uma CR, trazendo melhorias na qualidade do exame e, com isso, melhoria na assistência médica para a população de Mogi Mirim”, enfatizou o diretor técnico da UPA, Lélio Silva Junior.

O antigo Raio-X será removido por uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura, seguindo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A máquina possui uma ampola radioativa que necessita de uma destinação específica. Essa ampola emite radiação somente em contato com a eletricidade, afastando o risco de contaminação em quem manusear o aparelho.

A instalação do novo Raio-X acontece após vistoria da sala, mediante apontamento de técnicos responsáveis pelo serviço, visando dar suporte para o funcionamento da máquina e atividades dos funcionários.

Exames na Santa Casa

Vale ressaltar que a população não permaneceu desassistida sem o aparelho na UPA. A Secretaria de Saúde fornece, 24 horas por dia, transporte de pacientes que necessitam realizar o exame, mediante pedido do médico responsável pelo atendimento, para a Santa Casa de Misericórdia. A assistente social da UPA promove a regulação e estabelece quem pode seguir para o hospital de ambulância ou carro baixo.

Somente os pacientes sem gravidade podem optar seguir para a Santa Casa com veículo próprio e não usufruir do transporte oferecido pela Administração Municipal.

Para que serve o Raio-X?

O Raio-X é um procedimento para diagnóstico médico que utiliza radiação em baixas doses visando identificar alterações na estrutura de ossos e órgãos. O exame procura fraturas, desvios e luxações, ou doença crônicas degenerativas, a exemplo de uma artrite e artrose.

Fotos: Secretaria de Relações Institucionais e divulgação