“Já salvamos vidas”. A afirmação da secretária de Saúde, Rose Silva, é referente ao relatório apresentado pela Pasta sobre os serviços realizados no primeiro final de semana de funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na zona Leste. Os trabalhos de urgência e emergência foram iniciados no último sábado (16).
“Começamos muito bem, inclusive com um AVC (Acidente Vascular Cerebral) salvo e detectado a tempo”, relatou. Esse foi um dos casos que envolveram médicos e enfermeiros e o uso dos novos equipamentos adquiridos para as situações graves evidenciando o trabalho em equipe. O paciente já está na Santa Casa e a situação é estável.
No geral, em apenas dois dias, foram realizados cerca de 200 atendimentos e efetivados exames laboratoriais e radiográficos. No local, são mais de 50 colaboradores atuando diariamente no serviço médico em prol da população.
Para alcançar o índice, o diagnóstico elaborado pela Pasta apresenta o compromisso demonstrado pelos colaboradores. “Médicos competentes e comprometidos e satisfeitos com o espaço físico”, definiu. A estrutura disponível contempla áreas de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação, ambulância por 24 h, dentre outros.
Mas, mais do que apenas o atendimento médico, os procedimentos executados durante as 48 horas iniciais de funcionamento da UPA 24h foram baseados no auxílio e amparo ao munícipe.
“Todos os funcionários trabalhando com energia positiva e com otimismo”, evidenciou. “Humanização e acolhimento foi a primeira e fundamental atitude dos servidores que têm se disponibilizado para atender toda a população do município”.