Saúde  / Notícia

Mogi Mirim recebeu ontem, às 18h15 horas, as primeiras doses da vacina Coronac, vindas de São Paulo, em caminhões escoltados pela Polícia Militar (PM). Os produtos foram entregues à Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde responsável pelo armazenamento e a distribuição dos imunizantes para os locais da vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a aplicação das doses deverá ocorrer já a partir desta quarta-feira. A medida segue orientação do prefeito dr. Paulo de Oliveira e Silva que solicitou agilidade na vacinação.

Neste primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde, que integram a linha de frente de atendimentos aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Como neste primeiro carregamento o município de Mogi Mirim recebeu 1.300 doses do imunizante, terão prioridade os profissionais que atuam na Santa Casa de Mogi Mirim, no Hospital 22 de Outubro, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste e no Ambulatório para Atendimento de Síndromes Gripais.

Assim que novas doses forem recebidas, os demais profissionais de saúde da rede pública e profissionais da rede privada como farmácias, consultórios médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros, também serão vacinados. Na sequência, em cumprimento ao Plano Municipal de Vacinação, será a vez dos idosos.

Para evitar aglomerações, a cobertura da vacinação das doses duplas está prevista para acontecer ao longo do primeiro trimestre. Neste período, a aplicação ocorrerá nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas em todas as regiões da cidade, bem como no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e nos hospitais.

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ficarão responsáveis pela vacinação na população da zona rural, enquanto o programa “Melhor em Casa” fará a vacinação dos acamados na zona urbana. As equipes volantes ficarão responsáveis por vacinar os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e atender os demais serviços públicos de saúde.

Para a prestação dos serviços, a Secretaria de Saúde organizou uma equipe de 48 servidores para as atividades de acolhimento/triagem, registro de doses, preparação e aplicação das doses, além dos serviços de transporte.