Saúde  / Notícia

Quatro casos de contaminação com o vírus da gripe apresentaram resultado positivo. Entre os meses de maio e junho, dois homens, de 70 e 54 anos – moradores nos bairros Maria Beatriz e Parque Real respectivamente – foram contaminados com o vírus H3N2, sendo que o munícipe mais idoso possuía doença crônica, enquanto uma mulher com 59 anos – residente no Jardim Aurora – foi diagnosticada com H1N1. Ela chegou a ser imunizada, porém os sintomas surgiram antes que a vacina fizesse o efeito esperado, o que ocorre apenas após 30 dias da aplicação. A quarta ocorrência é referente a uma menina de 6 anos (Vila Oceania) com o Influenza B. Todos passam bem.

Desde a semana passada ocorre também a investigação de dois casos suspeitos – ainda no aguardo de conclusão de exame – que resultaram no óbito de mulheres com idade de 74 e 39 anos, moradores no Jardim Primavera II e Jardim Áurea, respectivamente.

Os dados constam em relatório divulgado pela Vigilância em Saúde na segunda-feira (16). No total, o município notificou 33 casos em 2018, sendo 27 exames considerados negativos.

E a população já pode se prevenir. Em todas as UBS’s (Unidade Básica de Saúde) está disponível a vacina contra a gripe. A iniciativa, segundo a Secretaria de Saúde, só se tornou possível, pois o Ministério da Saúde encerrou o prazo de vacinação destinado aos grupos prioritários.

O interessado deverá comparecer na unidade de saúde mais próxima de sua residência, dentro do horário de rotina estabelecido para este tipo de atendimento. “Cada UBS’s possui um horário específico para a realização da vacinação, já que cada período é feito a fim de adequar a realidade local do bairro”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde (VS), Joalice Franco.

A nova metodologia de imunização tem por objetivo a adoção de critérios preventivos quanto ao contágio com o vírus Influenza A e B.

Casos notificados de contaminação por vírus da gripe

Situação

Contágio

Período

Munícipe

Bairro

Óbito

Esperando resultado

Última semana (entre 9 e 13/7)

Mulher, 39 anos

Jd. Primavera II

Mulher, 74 anos

Jd. Áurea

Casos positivos

H3N2

Entre maio e junho

Homem, 70 anos

Maria Beatriz

H3N2

Homem, 54 anos

Pq. Real

H1N1

Mulher, 59 anos

Jd. Aurora

Influenza B

Menina, 6 anos

Vila Oceania

OBS: Nenhum munícipe foi imunizado, exceto a mulher de 54 anos. No entanto, os sintomas surgiram antes que a vacina fizesse o efeito esperado que é de 30 dias.

 

 

 

 

 

Quadro geral desde o início do ano

Notificações

 

Resultados negativos

27

Resultados positivos

4

Óbito suspeito (no aguardo de análise)

2

Total

33

Foto: divulgação