Começou nesta segunda-feira (23) a Campanha Influenza 2018 em combate ao vírus da gripe. Segundo a programação elaborada pela Secretaria de Saúde, inicialmente, a aplicação das doses serão realizadas nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde). É que o Dia D, em 12 de maio, também haverá postos volantes disponibilizados na região central. A vacinação será encerrada em 1º de junho.
Nesse período, a população terá os serviços disponibilizados diariamente entre as 8h00 e 10h30 e das 13h00 às 15h30 tendo como prioridade o público-alvo formado por crianças com idade entre seis meses e cinco anos, a população indígena, os idosos, as gestantes, as puérperas, os professores, os profissionais na área de saúde e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
O grupo composto por crianças, a população indígena e idosos deverá apresentar a caderneta de vacinação e, caso não a tenha, terá que portar documento de identidade com foto.
A imunização também será estendida as gestantes ou puérperas que, além da carteira de vacinação, necessitará demonstrar comprovante de pré-natal ou puerpério
Já os trabalhadores na área de Saúde e professores também deverão receber a dose. “Quem se encaixar nesse quesito deverá apresentar o comprovante profissional como holerite ou registro em carteira de trabalho”, detalhou a secretária da Pasta, Rose Silva.
As pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independente da idade, também integra o público-alvo. Porém, nesse caso, há a necessidade do munícipe portar a prescrição médica especificando a indicação da vacina. O documento deverá ser apresentado no ato da aplicação da dose.
Dia D
A direção da Pasta também realizará o Dia D de combate ao H1N1 em 12 de maio, quando haverá também dois postos volantes na região central que estarão localizados na feira livre, no Espaço Cidadão, das 6h00 às 12h00 e na Praça Rui Barbosa entre as 9h00 e 16h00, além dos popularmente conhecidos “postinhos de saúde” a partir das 8h00 até às 17h00.