Saúde  / Notícia

No próximo sábado (13), a Secretaria de Saúde lançará a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e realizará o Dia D de combate à gripe. Neste dia, os atendimentos ocorrerão na Feira Livre (Espaço Cidadão), nas redes de supermercados Carrefour, Goodbom e Lavapés e na praça Rui Barbosa. Durante a semana, as vacinas serão aplicadas nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde). A campanha prosseguirá até o dia 31 de maio.

Na 1ª etapa da campanha serão imunizados os idosos, as crianças na faixa etária entre seis meses a seis anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias – as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto).

Já a 2ª fase, a partir da segunda-feira (22), será destinada aos trabalhadores da saúde, aos professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Para esses grupos específicos, a vacinação é fundamental, pois a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Etapa

Data

Público alvo

Documentação

Local

Horário

A partir de sábado (13)

Idosos

Caderneta de vacinação e/ou documento pessoal

Supermercados Carrefour/Goodbom/Lavapés e UPA

8h00 às 17h00

Gestantes puérperas (até 45 dias após o parto)

Cartão pré-natal

Feira Livre (Espaço Cidadão)

7h00 às 11h00

Crianças de 6 meses a 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Caderneta de vacinação

Praça Rui Barbosa

9h00 às 14h00

A partir de segunda-feira (22)

Profissionais da saúde

Caderneta de vacinação e documento que comprove profissão.

UBS’s (Unidades Básicas de Saúde)

9h00 às 15h00

Professores de escolas públicas e privadas

Povos indígenas,

Caderneta de vacinação

Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Documento que comprove a condição de saúde.

OBS: Em 4 de maio – Dia D nacional – todos os públicos poderão ser vacinados nas UBS’s, das 8h00 às 12h00, e nas redes de supermercados das 8h00 às 17h00.