Saúde  / Notícia

Teve início na segunda-feira (18) a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, voltada a faixa etária de 20 a 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação. O objetivo é de que essa população receba duas doses da vacina tríplice viral, no caso, a caxumba, rubéola e o próprio sarampo, em um intervalo mínimo de 30 dias. Os mogimirianos que integram este grupo devem comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nas duas unidades da Equipe de Saúde da Família (ESF) Noroeste e Sudeste, para serem imunizados. É necessário apresentar a caderneta de vacinação.

A campanha segue até o próximo dia 30, um sábado, quando em todo o país acontece o Dia D, focado não apenas no sarampo, mas também à saúde do homem. Na ocasião, as UBSs, em Mogi Mirim, abrirão em horário especial, assim como realizado em diversas ocasiões ao longo do ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária de 20 a 29 anos é a que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, segundo o último boletim epidemiológico, o que reforça a importância desta etapa para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país. Em Mogi, neste ano, já são 21 casos suspeitos e um confirmado, o de uma menina de 1 ano.

A primeira fase da campanha teve como público-alvo crianças a partir de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, grupo de maior vulnerabilidade e sujeito a complicações com a doença. Agora, na segunda fase, a meta do governo federal é a de vacinar 9,4 milhões de adultos jovens, estimativa feita com base em estudo realizado pela OPAS e pelo Ministério da Saúde.

O Ministério ressalta a importância de receber a vacina. Para que faça efeito no organismo da pessoa, é necessário tomar todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação, duas doses a partir de 12 meses a 29 anos e uma dose para a população de 30 a 49 anos.

Fotos: divulgação