Saúde  / Notícia

A Secretaria de Saúde retoma, a partir da próxima quinta-feira (16) as atividades de vacinação de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A vacinação de rotina, principalmente da criança, estava suspensa temporariamente em todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 23 de março, devido à antecipação da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza).

A suspensão seguiu determinação do Ministério da Saúde, através de comunicado assinado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis e Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações.

O objetivo era reduzir o contato deste público, principalmente com os idosos, pessoas que mais vêm apresentando complicações devido ao novo coronavírus, além de evitar aglomerações nos locais.

Orientação

A primeira fase da campanha, iniciada em 23 de março e que segue até a próxima quarta-feira (15) tem dentre os grupos prioritários a população a partir dos 60 anos de idade, grupo com maior risco de complicações e óbitos por doenças respiratórias, dentre elas a influenza e o novo coronavírus (Covid-19).

Desta forma, considerando a necessidade de vacinação desse grupo e também o risco epidemiológico de transmissão do coronavírus, no intuito de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde orientou que a vacinação de rotina, principalmente da criança, em todos os serviços do SUS que realizassem a vacinação contra a gripe, fosse adiada entre o período que compreende a primeira fase da campanha.

A orientação do Ministério era de que a população aguardasse o fim deste período para retornar às unidades de saúde.

Caderneta de Vacinação

Além da retomada da rotina, a recomendação é que estratégias sejam organizadas para atualização da caderneta de vacinação da criança, dos grupos pertencentes aos demais calendários do SUS e das demais fases da campanha de vacinação contra a gripe.

O Ministério afirma ainda que, em casos de atraso vacinal importante no que diz respeito à caderneta de vacinação da criança, e que haja a busca por pais ou responsáveis pelo serviço de vacinação, solicita-se que os profissionais aproveitem a oportunidade de atualização do esquema vacinal da criança.