Saúde  / Notícia

A Vigilância Sanitária interditou, nessa segunda-feira (6), o Supermercado Monte Belo, localizado na Praça Duque de Caxias, próximo à Igreja São Benedito, região central de Mogi Mirim. O motivo está relacionado a condições inapropriadas de infraestrutura e falhas na higiene e limpeza. As irregularidades, já constatadas em janeiro durante uma inspeção para a renovação na licença de funcionamento, foram encontradas novamente, agora, mediante denúncia anônima, por meio da Ouvidoria da Secretaria de Saúde.

Os problemas passam pela fiação exposta próxima à canalização de gás, o que poderia ocasionar vazamento e consequente explosão, atinge o açougue, sem escoamento adequado da água das carnes e esgoto aberto, além de grelhas sujas e uma câmera fria em condições precárias de funcionamento.

O proprietário, visando a reabertura do supermercado, através de recurso, se comprometeu a, no prazo de 90 dias, sanar as irregularidades. Ele terá que cumprir todas as exigências pedidas pela Vigilância, visando o bem-estar dos funcionários e da população. Neste período, o Monte Belo fica sem a licença de funcionamento, mas aberto ao público.

Em janeiro, o supermercado recebeu um auto de infração por parte da Vigilância, cobrando a readequação, com a aplicação de uma advertência em consonância ao artigo 112 do Código Sanitário, que estabelece punições relacionadas às infrações sanitárias, desde advertência, apreensão de produtos e equipamentos, até o cancelamento de autorização para funcionamento, interdição parcial ou total, entre outros.

“Interditamos porque havia risco iminente à saúde pública, uma carne que não está em condição sanitária perfeita pode levar à população a uma intoxicação alimentar grave. Constatamos condições sanitariamente inadequadas, tanto na manipulação como no armazenamento de alimentos. No início de janeiro foi feito a vistoria de rotina, constatada as inconsistências e solicitada a readequação, mas continuou do mesmo jeito”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Joalice Penna Rocha Franco.

Reincidente

Em 2017, o Monte Belo havia apresentado os mesmos problemas de armazenamento de alimentos, limpeza e higiene. Na ocasião, a Vigilância Sanitária realizou uma interdição cautelar, no caso, fechado o espaço para limpeza, devido à sujeira e armazenamento inadequado das carnes na câmera fria. O fato motivou a vigilância a cobrar providências da direção do estabelecimento. O supermercado chegou a ser interditado, mas reaberto após uma limpeza geral. Foi esse histórico negativo mais um fator para a interdição dessa segunda-feira.

A preocupação com a integridade física dos funcionários também colaborou para a medida da Prefeitura, sobretudo na exposição de fios em várias alas do supermercado.

Denúncias

A população pode denunciar irregularidades na Ouvidoria da Secretaria de Saúde através do telefone 3806-4730, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.