Parte do projeto Comunidade de Aprendizagem, do Instituto Natura, baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito (AEEs) voltadas para a transformação educacional e social, a Secretaria de Educação vem promovendo em agosto o projeto Visita Casada. Iniciada no dia 9 e com encerramento marcado para o próximo dia 26, o programa tem como foco a realização de visitas casadas entre escolas, onde os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental participam de uma atividade que esteja acontecendo em outra unidade escolar.
Em Mogi Mirim, o projeto tem como foco os visitantes e os anfitriões, sendo que cada escola, seguindo uma programação elaborada pela Pasta, visita outra unidade para troca de aprendizado e informações entre alunos, como forma de interagir e crescer dentro do projeto. As escolas envolvidas são a Maria Nilsen Oliveira Leite, Jorge Bertolaso Stella, Francisco Piccolomini, Dona Sinhazinha, Ana Isabel da Costa Ferreira, Geraldo Alves Pinheiro, Humberto Brasi e Bráulio José Valentim.
As Atuações Educativas de Êxito promovidas nas escolas são as chamadas Tertúlias Dialógicas Literárias, onde os alunos dialogam de forma igualitária sobre um livro da literatura clássica universal com o objetivo de promover a construção coletiva de significado. As atividades contam com a supervisão de professores e coordenadores pedagógicos.
A programação teve início com a visita dos alunos do 5º ano da escola Dona Sinhazinha a Maria Nilsen, que viu seus estudantes do 4º ano desenvolverem atividades na escola Jorge Bertolaso Stella. Um grupo do 9º ano do Humberto Brasi esteve na Francisco Piccolomini, enquanto uma turma do 4º ano da escola Ana Isabel compareceu a Dona Sinhazinha.
A mesma Ana Isabel recebeu alunos da Jorge Bertolaso; a Geraldo Pinheiro foi a anfitriã de uma classe do 6º ano do Francisco Piccolomini e a Bráulio José Valentim visitou a escola Humberto Brasi. A programação tem término previsto para o dia 26, quando a Bráulio Valentim será a anfitriã de alunos da escola Geraldo Pinheiro.
Além de ampliar o vocabulário, a expressão oral e a compreensão de texto, melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes, as tertúlias colaboram para o pensamento crítico e o fortalecimento de relações de convivência no ambiente escolar.
Fotos: divulgação