O esporte foi desafiado sobremaneira com a pandemia de Covid-19. Além dos cuidados comuns a todos no combate à doença, há ainda a adequação a uma nova rotina para se manter ativo.
Entre as modalidades oferecidas pela Secretaria de Esporte Juventude e Lazer de Mogi Mirim, o voleibol é um dos exemplos desta luta. No próximo dia 25, o técnico Alex Lucon completa três meses de um novo ciclo de treinos, administrados remotamente, com as alunas de duas de suas equipes.
São atletas da sub17 e da sub19, categoria feminina. Os treinos são enviados via WhatsApp todas as segundas, quartas e sextas. “O único dia em que ficaram sem treinos, desde que recomeçamos, foi na última Sexta-feira Santa”, contou Lucon.
Já nas terças e quintas, o treinador envia treinos anaeróbicos e aeróbicos específicos. As séries são enviadas através de uma lista, com o nome dos exercícios que devem ser feitos. Além disso, fotos e vídeos do próprio treinador, em ambiente isolado, executando os movimentos e, em alguns casos, com práticas colhidas no YouTube.
“Mas elas já estão familiarizadas, já sabem os nomes. E mando treinos com bola também, para não perderem o contato”, ressaltou Lucon. Para cada posição, um treino diferente. Por exemplo, as levantadoras recebem um e as atacantes, outro. E as atletas devolvem, em vídeo, as execuções para o treinador.
“Sabemos que não é o ideal, mas temos que respeitar a situação atual. Gradativamente, vamos retomar as nossas atividades. Enquanto isso, esta é uma alternativa importante, mantendo os atletas ativos”, destacou Wilians Mendes, secretário de Esporte.