Em mais uma ação no combate à Covid-19, centenas de testes rápidos foram realizados no último sábado (15), das 8h às 16h, na EMEB Geraldo Philomeno. Coordenada pela Vigilância em Saúde, a ação preventiva teve como público-alvo os moradores idosos da zona Norte.
No total foram aplicados 437 exames. Destes, 385 apresentaram resultado negativo para o contágio pelo novo coronavírus.
Um outro grupo de 35 pessoas apresentaram resultado positivo e estão em isolamento domiciliar, após terem passado pelo ambulatório de síndromes gripais para avaliação clínica.
Os exames apontaram que outras 15 pessoas já tiveram a Covid-19, o que permitiu o surgimento de anticorpos. Neste caso, os idosos não precisam de isolamento.
Ainda durante a aferição de temperatura foi constatada febre em outras duas pessoas que afirmaram estar com outros sintomas. Imediatamente, ambos foram encaminhados para o ambulatório através das ambulâncias disponibilizadas para a ação.
No mesmo dia, todos os pacientes testados foram informados dos resultados do exame, bem como os procedimentos preventivos e clínicos a serem adotados.
Testagem em massa – zona Norte
437 casos notificados
385 descartados
35 positivos (em isolamento domiciliar)
15 positivos (tiveram Covid-19 e adquiriram anticorpos)
02 transferidos imediatamente para o ambulatório por já apresentarem sintomas
Familiares
Os testes também serão realizados nos familiares que residem no mesmo local onde mora o idoso confirmado por contágio de Covid-19. Eles deverão comparecer nesta semana no Ambulatório de Síndromes Gripais, na rua Monsenhor Moyses Nora, 166 (ao lado da Santa Casa) para a realização do teste.
Caso algum idoso ou familiar quebre o isolamento domiciliar, será aberto um boletim de ocorrência, já que a infração configura crime sanitário.