Saúde  / Notícia

No próximo sábado (24), a “Operação Zero Aedes, Zero Sujeira” acontecerá nos bairros Parque do Estado II, Residencial do Bosque e na região do Tucura na área delimitada abaixo da avenida Pedro Botesi.

Para a mega ação de combate ao Aedes aegypti serão disponibilizados aproximadamente 100 agentes de saúde para as visitas às residências a partir das 9h00. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde e conta com o apoio de diversas Pastas municipais e tem por objetivo remover os criadouros do mosquito.

“Lembramos à população que as chuvas de março facilitam o acúmulo de água, o que acaba por viabilizar criadouros e consequentemente propicia o aumento da infestação do Aedes que leva à transmissão de doenças”, explicou a secretária da Pasta, Rose Silva.

O mosquito é o agente transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Ela alertou que a conscientização dos cidadãos devem ser permanente. “Sabendo que orientação e sensibilização nunca são demais para combater o mosquito”, salientou. “O trabalho realizado pela equipe de Saúde só funcionará se a população também fizer a sua parte”.

A ação preventiva tem por objetivo evitar a proliferação do Aedes. “Esse serviço é apenas para a coleta de equipamentos que sirvam de criadouro, ou seja, é uma ação preventiva. Não é descarte de entulhos, então, a população não deverá disponibilizar sofás, geladeiras, dentre outros produtos”, concluiu.