Meio Ambiente  / Notícia

Em alusão ao Dia Internacional da Vida Selvagem, comemorado no dia 3 de março, o Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga de Amoêdo Campos” organizou visitas monitoradas para os alunos da rede municipal de ensino.

Na sexta-feira (2), aproximadamente 40 estudantes do 6º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Profª. “Cleusa Marilene Vieira de Mello” aprenderam sobre educação ambiental e convivência humana com o mundo animal.

A atividade extraclasse foi realizada tanto ao ar livre quanto nos laboratórios disponibilizados no centro educativo do zoo. No local são disponibilizados mais de 140 diferentes animais, subdivididos em espécies de aves (42), répteis (70) e mamíferos (32).

“O objetivo foi assimilar que animais selvagens não devem ser considerados apenas os leões, hipopótamos ou os demais que vivem nas selvas. Temos muitos animais silvestres no zoológico, portanto, por não serem domesticados, têm uma vida selvagem e devem conviver especificamente em seus próprios habitats”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Ivair Biazotto.

Além das diversas espécies da flora e fauna, a infraestrutura do zoo contempla áreas sombreadas com quiosques para piqueniques, inclusive em torno do lago, playground, deck mirante e pistas de caminhada.

Educação ambiental

As escolas das redes públicas e particulares podem agregar as visitas monitoradas no zoológico à grade curricular de ensino. A iniciativa depende apenas da realização de agendamento que pode ser feito através do telefone de contato do Zoo: (19) 3805-4730. Os trabalhos educativos são realizados durante a semana. Aos sábados e domingos, o espaço é destinado para a população, das 9h00 às 16h00.