Meio Ambiente  / Notícia

O Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga de Amoêdo Campos” será reaberto ao público. No sábado (21), véspera do dia em que se comemora os 248 anos de Mogi Mirim, o espaço de lazer voltará a receber a população a partir das 9h00. Com nova identificação e logomarca.

A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente estabelece que os passeios serão gratuitos e permitidos aos sábados, domingos e feriados das 9h00 às 16h00. Mediante agendamento, grupos escolares já realizam excursões educativas nas quintas e sextas-feiras.

Além de apreciar os animais e entrar em contato com a natureza, a população também terá áreas sombreadas com quiosques apropriados para piqueniques, playground, deck mirante e pistas de caminhada que se tornam convites à prática de atividades físicas em uma área de aproximadamente 75 mil m². Não será permitida, contudo, a venda de alimentos e bebidas no interior do zoológico.

Com toda essa infraestrutura, a equipe tem intensificado os trabalhos de limpeza e os serviços de manutenção, a fim de garantir melhorias para a reabertura do local que esteve fechado por alguns meses. A segurança dos visitantes e a redução da equipe foram os motivos responsáveis pela interrupção dos passeios. “Agimos para garantir a segurança dos munícipes e pelo fato de estarmos formando uma equipe de trabalho no zoo”, explicou o secretário da Pasta, Ivair Biazotto.

Mais de 2 km das calçadas estão sob as copas das árvores e, com a queda das folhas junto com a umidade do local, em decorrência das sombras, há o surgimento de musgos entre as plaquetas tornando a pista extremamente escorregadia. “A segurança é fundamental”, assegurou.

A situação já está sendo solucionada com a formação de uma nova equipe. “Em 2015 houve a reabertura, pois foram destinados comissionados para trabalharem no local. Eles foram embora e o zoo ficou sem equipe”, apontou.

Agora, além de biólogo, tratadores de animais e ajudantes gerais, o grupo teve o acréscimo de funcionários da Cemmil – atuam na limpeza – e de um coordenador geral. “Consideramos essencial a formação desse grupo para efetivarmos a reabertura do zoológico ao público”, afirmou.

Animais

Atualmente, o zoológico possui 158 animais de 26 espécies (pavão branco, arara canindé, arara piranga, arara vermelha, urumutum, coruja suindara, tucano toco, corujão orelhudo, papagaio verdadeiro, ararajuba, tucano de bico-verde, jiboia, salamanta, cágados, tigre d'água, tartaruga de orelha vermelha, jacaré do papo amarelo, jabuti, urubu-rei, bugio preto, ema, jaguatirica, anta, sagui de tufo branco, sagui de tufo preto e macaco prego)

Eles estão alojados em mais de 40 espaços que seguem as características próprias do habitat de cada espécie, reformados ou construídos, como os recintos das aves, do urubu-rei, dos primatas, dos predadores, dos répteis (recinto dos jacarés e serpentário), da anta e um micário.

SERVIÇO

Endereço: Rua Sete de Setembro, s/n° - Aterrado – Mogi Mirim/SP

Dias de funcionamento: sábados, domingos e feriados (ao público em geral)

Horário: 9h00 às 16h00

Telefone: (19) 3805-4730